Os geradores de energia são equipamentos práticos e destinados a residências, pequenos comércios, construção civil, acampamentos, oficinas, etc. Funciona através de um motor a combustão (gasolina ou diesel), que possui um alternador que irá transformar a energia mecânica da rotação do motor em energia elétrica.
Geradores a Gasolina são equipamentos de pequeno porte que por norma são usados para geração esporádica de energia, normalmente em pequenos comércios e residências. A principal vantagem é proporcionar menos barulho durante a sua operação, que se deve ao fato de ter taxas de compressão no cilindro menores, consequentemente menos esforço. Porém, os geradores a gasolina são apenas recomendados para casos raros de falha de energia. Outro aspeto negativo é o fato da gasolina ser notoriamente mais cara que o gasóleo.
Por sua vez, os geradores a Diesel são mais potentes e recomendados, inclusive para os casos em que o consumo de energia seja contínuo. Ou seja, quando há necessidade de um uso sem interrupções de corrente elétrica. Por isso os geradores a diesel são usados principalmente em situações em que a energia é imprescindível, como em obras, hospitais, supermercados, eventos desportivos, espectáculos, entre outros.
–
Geradores a diesel
Vantagens:
- O valor de custo ao fazer a reposição do combustível, é menor que o da gasolina.
- Maior tempo de vida e intervalo entre manutenções.
- Menor inflamabilidade
Desvantagens
- Maior custo de aquisição.
- Tem níveis elevados de emissões de gases poluentes.
–
Geradores a gasolina
Vantagens:
- Menos poluente.
- Equipamento mais barato (considerando a mesma potência e tamanho físico).
- Fácil de transportar.
Desvantagens
- Capacidade de potência limitada (em comparação ao gerador a diesel).
Como escolher o gerador ideal para si?
Em resumo, ambos os tipo de geradores são eficientes. A escolha vai depender do objetivo para qual o equipamento será aplicado.
Em casos de uso esporádico, o gerador a gasolina é o mais indicado. Esse modelo pode ser aplicado em estabelecimentos de médio e pequeno porte, tais como escolas, pequenos comércios, residências e acampamentos.
Já os geradores a diesel são preferencialmente utilizados para abastecer electricidade em ambientes de trabalho mais complexos e exigem energia elétrica de forma contínua, como construção civil, hospitais, aeroportos e indústrias.
–
–
Se o gerador recomendado para si for a gasolina, pode encontrar no artigo seguinte a sua solução:
–
Caso não tenha ficado esclarecido com este artigo, temos à sua disposição uma equipa de profissionais especializados, capaz de clarificar todas as suas dúvidas e encaminhá-lo para a sua ferramenta ideal.


